Quem sou eu

Minha foto
Somos um centro de criações de Mini-Coelhos em que criamos com objetivo de dar a estes pequenos inocentes um pouco do muito que eles nos dão em troca...pois com certeza eles nos dão muito mais do que damos a eles... Faço isso por hobby , por lazer mesmo, faço por amor, amor incondicional, amo minha família, amo a natureza, amo a vida e amo estar em contato constante e diário com estes pequenos e tão dependentes minis... Tudo começou com um pequenino que adquiri pra pet, me encantei e quando vi estava cercada deles, ... hoje estou mais centrada e focada em apenas algumas espécies,mas com o mesmo foco sempre visando a "Qualidade e nunca a Quantidade"...Espero que gostem e curtam meu blog que ainda esta engatinhando, mas que pretendo me aprimorar e estar sempre postando materias interessantes pra todos nós amantes destes pequenos seres notáveis ...Bjkas

sábado, 23 de abril de 2011

...A HIGIENE DO COELHO......MUITO INTERESSANTE !!!....

A Higiene do Coelho

O BANHO
Coelhos são animais muito limpos e passam grande parte do tempo lambendo-se; é a forma que eles têm de banhar-se. Apesar disso, 2
vezes ao ano podemos banhá-los, desde que se saiba como.
VOCÊ SABIA QUE:
. O banho deve ser feito sem forçar o coelhinho para não traumatizá-lo ou estressá-lo muito?Escolha o momento adequado para dedicar-se a ele com paciência. Nunca com amarras.
. Não precisamos molhá-lo por muito tempo nem banhá-lo com freqüência? Bastam 2 vezes ao ano, por higiene e não para nossa diversão.
. O banho não deve ocorrer em épocas frias porque ele poderia se resfriar? Melhor em horário mais quente para enxugar-se mais rápido.
. A temperatura da água deve ser levemente morna como a que é usada para um bebê?
. Não se deve molhar sua cabeça, para não entrar sabão nos olhos, nariz, boca e orelhas?
. É preciso usar xampu suave específico para coelhos, com ph neutro ou para bebês?
. Precisamos retirar bem o sabão?
. Precisamos secá-lo com uma toalha até que esteja totalmente seco para evitar resfriado?
É bom que tome um pouco de sol para recuperar o calor natural do corpo. Os secadores têm vários inconvenientes: podem assustá-lo, fornecer ar demasiado quente e irritar seus olhos.
AS UNHAS
As unhas dos coelhinhos, assim como as nossas, crescem. Em seu habitat natural, os coelhos desgastam suas unhas ao escavar e correr. Porém se vivem dentro de uma casa ou gaiola, este desgaste não é possível e precisamos cortá-las.Em caso de dúvida é melhor que o veterinário faça o corte a primeira vez. Observe e, da próxima vez, já saberá como fazer.

VOCÊ SABIA QUE:
. É melhor com 2 pessoas? Enquanto uma segura o coelhinho sem forçá-lo, de forma que ele se sinta seguro e relaxado. A outra pessoa procederá ao corte retirando ou afastando os pelos para ver bem a unha. Se forçá-lo ou usar uma forma inadequada, poderá ser pior e o coelhinho ficará traumatizado.
. Ele tem 5 unhas por pata e uma lateral?
. As unhas das patas dianteiras crescem mais rapidamente que as das patas traseiras?
. Olhando a unha contra a luz percebem-se 2 zonas bem diferenciadas? Uma mais avermelhada possui vasos capilares e fica mais próxima da carne, a outra é mais esbranquiçada. É necessário respeitar a zona com capilares e cortar pela parte esbranquiçada.
. É necessário cortar com boa iluminação para poder diferenciar a zona que esteja com os capilares?
. Se as unhas forem escuras e não se distinga a zona dos capilares, se cortará somente um pouco da ponta?
. O cortador de unhas deve ser específico para suas unhas?
. É preciso respeitar a forma da unha, fazendo o corte ligeiramente inclinado?
. Ocorrendo acidentalmente corte na zona de capilares e sangrar, estanca-se o sangue pressionando a área do corte com gaze?
OS OLHOS
Os olhos podem apresentar algumas remelinhas secas, sem importância, que se retiraram com uma gaze higiênica. Não fazer com nossos dedos, pois contêm germes e podem causar irritação ou infecção.
Se os olhos lagrimejam ou supuram, consultar o veterinário.
AS ORELHAS
Não podem apresentar anomalias. Em qualquer caso, havendo algo anormal ou parasitário na parte posterior, consulte o veterinário. 
A PELE
Se a pele está escamosa ou apresenta parasitas, sobretudo em algumas pregas de seu corpo, consulte o veterinário.
A PELAGEM
VOCÊ SABIA QUE:
. Cada vez que o coelho se lambe, a pelagem vai sendo engolida e se acumulam no estômago, criando-se umas bolas de pêlo que não pode expulsar e pode causar problemas de digestão,
inclusive a morte? Por isso recomenda-se dar a cada 15 dias pelo menos mamão, feno ou abacaxi para eliminação das bolas de pelôs.
Como Criar MINI COELHOS - Criação Comercial e de Mascotes - 4ª Edição - FazendaNatureza - Abr/2008 - www.fazendanatureza.com.br 45
As fêmeas em amamentação comem parte dos pêlos que estão em excesso no ninho?
. Para evitar as bolas de pêlo no estômago, precisamos dar-lhe fibras como o feno, que permitirá digerir o pêlo e expulsá-lo pelas fezes?
.O período de muda (troca de pelos) ocorre a cada 3 meses, porém sempre perde uma pequena quantidade de pêlo?
.Deve penteá-lo ao menos uma vez por semana, se o coelho é de pêlo curto. Sendo de pêlo longo, até 3 vezes? Durante a muda é necessário que o penteie com mais freqüência.
. Alguns coelhos mudam o pelo durante 2 semanas e outros em alguns dias?
. Os coelhos de pêlo bastante crescidos devem ter alguns cortes para que não se façam nós ou tufos?
OS DENTES
Não requerem limpeza, porém, uma vez que os dentes estão em contínuo crescimento, vamos observá-los para que cresçam de forma correta e sem desvios. O feno lhes ajuda a prevenir a má formação e desvios dentais
OS ÓRGÃOS SEXUAIS
É uma zona muito delicada de seu corpo e que mais se suja por contato com os excrementos.Podemos retirar alguns restos de sujeira que se podem acumular nas pregas e pelos situadas ao redor dos órgãos sexuais e ânus, com uma toalhinha úmida para bebês e com muita delicadeza.A higiene da mascote é muito importante para que não sofra com enfermidades  Fonte livro como criar mini coelhos

Nenhum comentário:

Rabbits ... Amo Amo Amo ...

Rabbits ... Amo Amo Amo ...