Quem sou eu

Minha foto
Somos um centro de criações de Mini-Coelhos em que criamos com objetivo de dar a estes pequenos inocentes um pouco do muito que eles nos dão em troca...pois com certeza eles nos dão muito mais do que damos a eles... Faço isso por hobby , por lazer mesmo, faço por amor, amor incondicional, amo minha família, amo a natureza, amo a vida e amo estar em contato constante e diário com estes pequenos e tão dependentes minis... Tudo começou com um pequenino que adquiri pra pet, me encantei e quando vi estava cercada deles, ... hoje estou mais centrada e focada em apenas algumas espécies,mas com o mesmo foco sempre visando a "Qualidade e nunca a Quantidade"...Espero que gostem e curtam meu blog que ainda esta engatinhando, mas que pretendo me aprimorar e estar sempre postando materias interessantes pra todos nós amantes destes pequenos seres notáveis ...Bjkas

sábado, 23 de abril de 2011

....... GRAVIDEZ E PARTO..............

GRAVIDEZ (coelha com cria)

A gestação na coelha dura em média 30 a 31 dias podendo oscilar entre 28 a 34 dias. O diagnóstico da gestação pode ser feito por apalpação abdominal entre o l2º e o 15º dias depois
da monta. Após esse período, caso não se tenha bastante experiência na apalpação, há o risco de se provocar abortos.

 

O NINHO

Colocar um ninho dentro da gaiola com um pouco de feno, palha ou maravalha, três ou quatro dias antes da data prevista para o parto. Não use serragem em pó nem em fita, pois podem causar conjuntivite e problemas respiratórios. A coelha completará o ninho com os pêlos que arranca de si mesma para proteger os láparos.
O ninho precisa estar limpo, desinfetado e enxuto. Uma boa alternativa é oferecê-lo polvilhado de enxofre, o que reduz significativamente o índice de doença dos láparos. A existência de pequenos furos no piso ou de uma tela permitirá o escoamento da urina dos bebês e de sua mãe. Após o nascimento retire alguma sobra de parto como partes de placenta ou cobertura úmida.
Verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntos um ao outro, para que se aqueçam. Caso não estejam, o melhor é reuni-los.


O PARTO


Quando se aproxima o momento, a fêmea permanece deitada e apática, e pode ocorrer que rejeite os alimentos durante 1 ou 2 dias antes do parto. O ambiente deve estar tranqüilo e a coelha parirá sem nenhum tipo de ajuda, expulsando os filhotes de um em um durante cerca de 30 minutos. A mãe limpará seus filhotes lambendo-os e
engolindo algumas sobras do parto e lhes dará de mamar (nem sempre é em seguida).

OS  FILHOTES



O número de filhotes varia segundo a raça. Geralmente nascem entre 4 a 6 filhotes (ver seção de RAÇAS). Dormem todos juntos de modo a se manterem aquecidos. As mães dão de mamar 2 vezes por dia.

DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES :

IDADE CUIDADOS


Recém nascidos: surdos, olhos fechados e sem pelos Verificar se estão se alimentando
3 dias: aparecem as indicações de cores do pêlo Observar se há subnutridos ou mortos
7 dias: duplicam o peso, definem-se os pêlos Higienizar e conferir o ninho
10 dias: os olhos se abrem Observar se há sinais de conjuntivite
12 dias: abrem-se os ouvidos Conferir narinas e olhos
15 dias começam sair do ninho e continuam a mamar Fornecer água
18 dias: começam a comer no comedouro da mãe Desvermifugar comedouro
21 dias: saem do ninho Retirar o ninho
1 mês: alimentam-se como a mãe (desmame possível) Fornecer suplemento vitamínico
6 semanas: melhor momento para desmame Retirá-los da gaiola da mãe
2 a 3 meses: primeira muda de pelos Separar os machos das fêmeas
6 meses: época propícia para iniciar os acasalamentos (já são férteis a partir do 4º mês)

Não é recomendável tocar os filhotes até 2 dias depois do parto, sem que suas mãos estejam impregnadas do odor da mãe deles ou que as tenha esfregado antes com alguma planta aromática ou com luvas limpas e sem cheiro. Odores estranhos podem fazer uma coelha rejeitar sua cria.

A AMAMENTAÇÃO DOS FILHOTES:
 
A coelha amamenta seus filhotes durante aproximadamente 3 a 5 minutos, em uma ou duas vezes ao dia. Convém que nessas horas não se entre na maternidade nem se faça limpezas para não interromper.
O leite é o único alimento de que dispõem os filhotes até o 15º ou 18º dia, quando começarão a comer no comedouro da mãe.

A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES

Devemos zelar pela limpeza dos alimentos, dos comedouros e dos bebedouros, principalmente quando os láparos iniciam o processo de ingestão de alimentos. Devemos assegurar-nos de que alcancem os bebedouros por volta dos 18 dias de idade.

O DESMAME DOS FILHOTES

O desmame é o período em que os láparos deixam definitivamente a alimentação baseada exclusivamente no leite materno, para tomar alimentos sólidos e secos. Eles são retirados da gaiola da mãe a partir da sétima semana.


Nenhum comentário:

Rabbits ... Amo Amo Amo ...

Rabbits ... Amo Amo Amo ...